ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Alunos de Boa Vista aprendem a combater doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
NOTÍCIAS
Saúde
14/05/2019 17h47
Alunos de Boa Vista aprendem a combater doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

 

Jornalista: Jamile Carvalho

 

Saúde, educação e cuidado com a primeira infância têm tudo a ver e são prioridades para a Prefeitura de Boa Vista.  Por isso, através do Programa Saúde na Escola (PSE), são promovidas atividades com foco na prevenção de doenças e nos cuidados à saúde dos pequenos dentro do ambiente escolar.

 

Nesta terça-feira (14), os profissionais da unidade básica de saúde do Tancredo Neves estiveram na Escola Municipal Prof. Carlos Raimundo Rodrigues para uma ação de prevenção das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Segundo  o enfermeiro Agetan Prado, coordenou a ação, a atividade tem foco na prevenção das doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti.

 

Agetan Prado - Enfermeiro da UBS Tancredo Neves.

 

“A ideia é fazer com que as crianças tenham conhecimento de como prevenir a doença, levar essa informação para casa e transformar e multiplicar dentro da sua própria família e observar dentro da sua casa possíveis focos, com a finalidade de evitar que eles adoeçam ou mesmo a própria comunidade, reduzindo assim o número de faltas na escola”, disse.

 

A gestora da escola, Marina Madureira, também destacou a importância das atividades. “Essa atividade em parceria com a unidade de saúde tem sido bastante importante, pois acabamos identificando nas crianças diversas situações de saúde que precisam ser tratadas, e é importante que elas estejam bem de saúde, para poder estar bem na escola”.

 

Marina Madureira - Gestora da Escola Municipal Prof. Carlos Raimundo Rodrigues.

 

A criançada acompanhou atenta o vídeo educativo sobre os cuidados necessários para prevenir o mosquito nas suas casas. Uma encenação feita pelos profissionais da unidade também ajudou na transmissão dos conhecimentos e as crianças ainda viram pela lupa as fases do Aedes aegypti.

 


 

Talison Danilo Santos, 7, disse que aprendeu bastante sobre todos os assuntos. “Já fiquei muito doente de dengue, aprendi que a gente não pode deixar água parada em nenhum depósito, nem na churrasqueira para não do mosquito”.

 

PSE – O Programa Saúde na Escola (PSE) tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde, de prevenção de doenças e agravos e de atenção à saúde, prevenindo doenças e vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens da rede pública de ensino.

 

Nesta quarta-feira (15), os profissionais da unidade Arminda Gomes farão uma ação em combate ao mosquito Aedes na Escola Municipal Menino Jesus de Praga, no Jóquei Clube, a partir das 8h30.

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil