Segurança

Embarcações - Servidores de Boa Vista participam de treinamento da Marinha do Brasil

Além de tirar a carteira de Habilitação Náutica os servidores são instruídos para fazer a manutenção corretas dos equipamentos

Por Edson Ribeiro

16/05/2019

Servidores da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) estão participando do estágio do Curso de Piloto de Embarcação Pública. O treinamento é ministrado pela Marinha do Brasil através da Agência Fluvial de Caracaraí em parceria com a Prefeitura de Boa Vista.

O curso tem a finalidade de habilitar condutores de embarcação, uma exigência da legislação que regulamenta o tráfego fluvial. Os servidores em treinamento fazem parte   da Defesa Civil Municipal e Grupo Municipal de Trânsito (GMTRAN).

Durante o curso os alunos recebem orientações teóricas e práticas como: noção de manutenção de motor, noção de navegação, primeiros socorros, combate a incêndio. E para receber a Carteira de Habilitação Náutica, eles deverão responder uma prova com questões sobre o assunto.

É um módulo de ensino profissional marítimo que tem por finalidade habilitar servidores públicos para condução de embarcações. A importância dele para os funcionários da prefeitura é que vai dar uma retaguarda jurídica para o pessoal conduzir embarcação e moto aquática sem se preocupar com eventual acidente, pois eles estarão habilitados” destacou capitão Jerry Kenned , comandante da Agência Fluvial de Caracaraí.

Capitão Jerry Kenned - comandante da Agência Fluvial de Caracaraí.

Para Amarildo Gomes, diretor da Defesa Civil Municipal, o curso veio em boa hora, pois recentemente a prefeitura adquiriu quatro jet skis , equipamentos que só pode ser utilizado por pessoas habilitadas. Outro ponto destacado refere-se à manutenção dos equipamentos.

“A legislação cobra isto, que você tenha este curso, e também faça boa utilização dos equipamentos. Neste curso é passado algumas regras de manutenção, e para esse material durar muito tempo tem que observar estas regras” disse Gomes.

Amarildo Gomes – Diretor da Defesa Civil Municipal

Investimentos – A segurança pública é uma das prioridades da gestão da prefeita Teresa Surita. Por isso, desde 2013 tem investido em equipamento, veículo e em pessoa para garantir a tranquilidade dos boa-vistenses.

Entre as medidas tomadas para fortalecer o setor está a recente aquisição de duas viaturas (Spacefox), quatro Jet Skis, quatro repetidoras de estação de rádio, 50 rádios portáteis e um guincho para a Guarda Civil Municipal.

Além disso, no final do ano passado, prefeita também entregou um lote de equipamentos que inclui 14 carros, 5 quadriciclos, 16 mil munições, 25 capacetes, 25 Equipamentos de Proteção Individual. Todo esse material foi adquirido por meio de emendas garantidas pelo senador Romero Jucá.

Marinha – Há quase um ano, a Marinha do Brasil se instalou em Roraima através da Agência Fluvial de Caracaraí. Entre suas principais atribuições estão a promoção da segurança da navegação em águas roraimenses, salvaguarda da vida humana, prevenção da poluição hídrica nas vias navegáveis, além de contribuir para a formação de pessoal para a navegação fluvial por meio de cursos do ensino profissional marítimo.