Educação

Prêmio Professores do Brasil - Professora de Boa Vista vai ao Canadá aperfeiçoar conhecimentos em educação

A professora Suellen, com o seu projeto de Libras, foi a representante do Norte do Brasil na categoria Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos.

Por Ceiça Chaves

23/05/2019

Como parte do reconhecimento recebido com o 11º Prêmio Professores do Brasil, os 30 docentes destaques regionais de 2018 estão embarcando para o Canadá no próximo dia 25. E ntre eles está Suelen Barbosa, professora da Escola Municipal Martinha Thury Vieira, que através do seu projeto “Libras : Alfabetizar para aprender a conviver” é a representante de Boa Vista e da região norte na categoria Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos.

A comitiva está indo para Ottawa , cidade com o maior nível educacional do Canadá. De 25 a 2 de junho de 2019, os professores farão uma imersão na educação canadense, conhecerão instituições locais e terão a possibilidade de vivenciar e trocar informações sobre a cultura local. A viagem foi oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Toda a turma foi alfabetizada em língua de sinais. Foto: Claudia Ferreira

Graças aos investimentos da Prefeitura de Boa Vista, tanto a professora Suellen quantos os demais da rede municipal contam com uma estrutura que permite os profissionais ousarem na maneira de ensinar. O Projeto Libras é um exemplo disso, pois levar a língua de sinais a alunos que nunca tiveram contato com este tipo de linguagem foi um desafio para Suellen e sua companheira de projeto, Nilza Barros, professora bilíngue .

Suellen com a professora bilíngue Nilza Barros e a inspiradora do projeto Ingrid Vieira. Foto: Claudia Ferreira

A aluna que inspirou o projeto foi Ingrid Vieira, mesmo com deficiência auditiva ela tinha rejeição a Libras e não queria aprender. A ideia foi ensinar toda a turma e assim surgiu o projeto que se destacou no Prêmio Professores do Brasil em 2018.

“Fico muito feliz que esse trabalho desenvolvido com as crianças tenha chegado tão longe, de garantir mais uma formação para minha carreira e de ter a oportunidade de conhecer o sistema de ensino no exterior ”, declarou.

Foto: Claudia Ferreira

Professores do Brasil – O Prêmio foi instituído em 2005, pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) junto a instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições, foram premiadas diversas experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da rede pública de ensino.