Educação

Secretário destaca na Câmara Municipal principais investimentos na educação em Boa Vista

Os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer os números referentes aos investimentos feitos na educação municipal neste 1º quadrimestre.

Por Edson Ribeiro

15/05/2019

O secretário municipal de educação, Arthur Henrique, foi à Câmara Municipal de Boa Vista, na tarde desta terça-feira, 14, para prestar de contas das atividades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) no 1º quadrimestre deste ano. A sessão aconteceu no plenário do poder legislativo municipal e contou com a presença de 19 vereadores.

Com gráficos, fotografias e números, o secretário apresentou as ações da SMEC  entre os meses de janeiro a abril de 2019, como quantidades de alunos, concursos públicos e número de servidores convocados entre dezembro do ano passado e março deste ano, total de alunos, quantidade de professores além de campanhas e encontros pedagógicos.

Entre os dados que chamaram a atenção dos legisladores está o aumento de alunos que,  devido ao intenso processo migratório, já está em 42 mil na rede municipal, distribuídos em 69 escolas urbanas, 12 indígenas, 5 rurais e 33 Casas Mães, totalizando 119 unidades de en 1.638 turmas.

Ações pedagógicas – Arthur destacou também os diversos encontros com professores da educação básica, abordando assuntos como leitura em Braille , curso de formação de Libras, além de ações desenvolvidas através do projeto de Conscientização ao Dia Mundial do Autismo entre outros.

Currículo – Hoje, todos os alunos da rede municipal de ensino seguem a Base Nacional Comum da Educação Básica, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, todas as unidades de ensino de Boa Vista devem trabalhar conteúdos únicos, para garantir que uma criança  possa desenvolver  habilidades iguais em todas as unidades de ensino.

Logo após a explanação, Arthur Henrique respondeu aos questionamentos e sugestões dos vereadores. Disse que muitas das sugestões já foram atendidas e outras estão encaminhadas ou em estudo.