Educação

Bolsa Família - Prefeitura acompanha a frequência escolar e garante 3ª posição entre as capitais

Graças ao acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), a capital atingiu 95,9% de cumprimento da frequência escolar, alcançando a 3ª posição entre as capitais brasileiras.

Por Ceiça Chaves

26/06/2019

A Prefeitura de Boa Vista trabalha para garantir que as condicionalidades do Programa Bolsa Família sejam cumpridas no município, proporcionando às crianças o seu desenvolvimento integral. Graças ao acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ( Smec) , por meio da Coordenação do Bolsa Família, a capital atingiu 95,9% de cumprimento da frequência escolar, alcançando a 3ª posição entre as capitais brasileiras.

Para receber o benefício, a condicionalidade em relação à educação é a presença mínima de 85% nas aulas mensais, para alunos de 6 a 15 anos, e de 75%, para jovens entre 16 e 17 anos. Fazer o registro dessas informações e enviá-las ao sistema do Ministério da Educação é missão do Município.

Nesta semana, se encerra o prazo da segunda vigência de 2019, referente aos meses de abril e maio. Até esta quinta-feira, 27, as secretarias municipais de Educação de todo o Brasil, devem enviar a frequência escolar dos beneficiários do Programa ao Ministério da Educação. Ao longo do ano, são cinco períodos bimestrais a serem informados. Até o momento, Boa Vista está com um percentual de 95,9% de cumprimento de frequência, ficando atrás apenas da capital Teresina (PI) e Porto Alegre (RS).

Todo esse acompanhamento é feito pela SMEC, CRAS e as instituições de ensino das redes municipais, estaduais, particulares e federais.

A Smec, as Instituições de Ensino e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) fazem esse acompanhamento junto a 25.904 alunos beneficiários das esferas municipais, estaduais, particulares e federais do município. Dos 42 mil alunos das escolas da prefeitura, 12 mil recebem o Bolsa Família, tendo um índice de 93,6% de frequência regular.

Jhescica Cunha, técnica da Coordenação das Condicionalidades do Bolsa Família na Secretaria Municipal de Educação em Boa Vista.

Para Jhescica Cunha, técnica da Coordenação das Condicionalidades do Bolsa Família na Secretaria Municipal de Educação em Boa Vista, as prefeituras assumiram o compromisso de acompanhar todos os beneficiários de seu município.

“ Fazemos o acompanhamento de crianças e jovens na faixa etária de 6 a 17 anos. A escola registra as informações de frequência dos alunos beneficiários e as informações são repassadas para inserirmos no sistema online. Atualmente, o município de Boa Vista está na terceira posição do ranking com um bom percentual. É importante que as famílias mantenham atualizadas as informações de escola junto aos Cras, para manter o sistema sempre atualizado” , declarou.

A não atualização das informações pelas famílias, como, por exemplo, em caso de transferência escolar, pode implicar em advertência, bloqueio do pagamento ou mesmo o cancelamento do benefício. Isso vale também para as condicionalidades da Saúde.