Meio Ambiente

Bosque dos Papagaios - Grupo de Escoteiros encerra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente

O grupo composto por crianças de 11 a 14 anos passou uma tarde divertida com diversas atividades no Bosque dos Papagaios

Por Emanuele Pasqualotto

09/06/2019

Como parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que iniciou na quarta-feira, 5, dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 26 escoteiros do Grupo de escoteiros Monte Caburaí foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental no Bosque dos Papagaios, na tarde deste sábado, 8.

A ação incluiu hasteamento das bandeiras do Brasil e de Roraima com juramento, palestras sobre meio ambiente, uma trilha ecológica no bosque, além do plantio de mudas de diversas espécies nativas. O grupo é parceiro da prefeitura e sempre participa de ações relacionadas ao meio ambiente no bosque.

Trilha ecológica

A educadora ambiental, do Bosque dos Papagaios, Lucimar Almeida destacou que é muito satisfatório receber o grupo e poder ajudá-los a desvendar as curiosidades sobre os mais diversos assuntos que dizem respeito ao meio ambiente.

“Dentro das possibilidades que o espaço oferece, nós tentamos trabalhar tudo o que está agregado ao nosso bem estar com relação ao meio ambiente, ou seja, as práticas, os danos que podem ser causados, mas também tem um lado bom que são as práticas exercitadas no dia a dia, o que chamamos de trabalho formiguinha que envolve atitudes simples que podem fazer a diferença como, por exemplo: fechar a torneira, não jogar lixo em vias públicas, entre outras coisas”, enfatizou.

A escoteira Luna da Silva Mano, de 12 anos, já entende que o planeta precisa de pessoas conscientes. “É muito gratificante participar de uma ação como essa porque sentimos que estamos ajudando a natureza e evitando problemas futuros como o aquecimento global que já está acontecendo. Cada árvore que plantamos já faz uma grande diferença”, concluiu.