Boa Vista Junina

Prefeitura garante serviços de saúde e atendimento de emergência nas cinco noites de arraial

Além da presença de equipes do Samu, o arraial também vai contar com distribuição de preservativos femininos e masculinos a cada noite de festa.

18/06/2019

A festança tá chegando e a Prefeitura de Boa Vista está preparada para receber mais de 200 mil pessoas nas cinco noites do Boa Vista Junina 219. E como a saúde é uma das prioridades na gestão da prefeita Teresa Surita, as ações de conscientização sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS não poderiam ficar de fora.

As equipes da coordenação de ISTs e AIDS da Secretaria Municipal de Saúde farão esse trabalho educativo de prevenção para as pessoas nos cinco dias de festa, além de entregarem preservativos masculinos e femininos. Mais de 40 mil serão distribuídos nos dias de festa.

Esse trabalho reflete a preocupação da prefeitura com a saúde da população. De janeiro a maio deste ano foram registrados 185 casos de HIV/AIDS em Boa Vista. A equipe da saúde municipal tem trabalhado sem parar na prevenção para que o maior número de pessoas tenha acesso a informações sobre saúde.

- Sebastião Diniz - Coordenador municipal de ISTs/AIDS

“Todos os anos nos mobilizamos e levamos a conscientização e tentamos sensibilizar as pessoas em relação aos cuidados sobre essas infecções, prevenir é sempre melhor”, destaca o coordenador municipal de HIV/AIDS, Sebastião Diniz.

Além dos preservativos, a prefeitura de Boa Vista disponibiliza nas unidades básicas de saúde os testes rápidos que detectam as infecções e levam cerca de 20 minutos para um resultado.

SAMU – Para garantir o socorro imediato a quem vai se divertir na praça Fábio Paracat, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu-BV) também estará presente durante os dias de festa, com uma equipe de suporte avançado que vai contar com um médico, um enfermeiro, um técnico, um condutor e um coordenador.

“Estaremos em missão especial, com um ambulatório de suporte avançado de vida. Temos percebido como o número de pessoas que vem prestigiar o evento tem crescido a cada ano, então é importante que tenha uma equipe de socorristas no local. Isso até tranquiliza a população e é um cuidado da nossa prefeita”, afirma Luciano Coutinho, diretor do SAMU-BV.

- Luciano Coutinho - Diretor SAMU-BV