Home|Notícias|Professores de Boa Vista são capacitados para aplicar a robótica educacional em sala de aula
18/06/2019 09h52

Serão três dias de treinamento com turmas diferentes.

Jornalista: Ceiça Chaves

Nesta segunda-feira,17, a Prefeitura de Boa Vista iniciou um novo ciclo de capacitação em Robótica Educacional para os novos profissionais que ingressaram na rede municipal de ensino em 2019. Ao todo, serão 326 novos professores e 30 coordenadores pedagógicos capacitados, que reforçarão a metodologia em sala de aula para todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Serão três dias de treinamento com turmas diferentes. O primeiro dia aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Já nesta terça-feira, 18, às 18h30, a aula será no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), na avenida Glaycon de Paiva, Mecejana. O encerramento será na quarta-feira, 19, no auditório da SMEC.

Boa Vista, primeira capital brasileira a implantar a Robótica educacional nas escolas da rede pública.

Boa Vista foi a primeira capital no Brasil a implantar, em 2018, a Robótica Educacional em todas as escolas municipais. Para o vice-prefeito de Boa Vista e secretário municipal de Educação e Cultura, Arthur Henrique, houve um aumento significativo de novos profissionais na rede, de 2018 para 2019, o que necessitou de um novo ciclo de capacitações.

Precisamos agora capacitar os professores novos para que eles entendem que o material manipulável, os robôs, são mais uma ferramenta didática para utilizarem em sala de aula, uma forma de garantir que as crianças estejam mais interessadas no conteúdo”, explicou.

As atividades são aplicadas nas disciplinas de história e geografia. Para cada idade, há um material específico que vai desde a montagem das peças, até chegar ao nível da fase de programação e funcionamento dos robôs. Com isso, o aluno desenvolve a coordenação motora e, para a criança, esta é uma tarefa lúdica e interessante, que ela vê como uma brincadeira, mas que é essencial para sua vida e auxilia no rendimento escolar.

Cátia Calixto, professora da escola Municipal Aquilino da Mota Duarte. Foto: Jackson Souza

A professora Cátia Calixto, da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, sabe o básico sobre robótica e já esperava pelo treinamento para aplicar com a turma.

“Eu espero aprender hoje e colocar em prática com meus alunos como uma atividade pedagógica nova, que ajuda em várias áreas de desenvolvimento, sendo muito importante no Ensino Fundamental. Vemos que a prefeita se preocupa com a educação infantil e a formação inicial e não deixa de ser uma coisa para ficarmos contentes e satisfeitas”, disse.

O uso das tecnologias educacionais é uma alternativa para que a escola esteja à altura das novas exigências sociais, pois estimula pesquisa, criatividade, raciocínio lógico, responsabilidade e trabalho de equipe, possibilitando a troca de experiências, fortalecendo assim as relações interpessoais, o respeito ao trabalho e as ideias de outros alunos.