Esportes

Atletas da Vila Olímpica vão disputar campeonato sul-americano de jiu-jitsu

Competição será no Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de julho

Por Gleide Rodrigues

16/07/2019

Caio Trajano e Luis Henrique Barros Melo têm apenas seis anos de idade e uma coleção de medalhas de causar inveja a qualquer veterano do esporte. Juntos, os atletas da modalidade jiu-jitsu da Escolinha de Esporte da Vila Olímpica somam quase 40 medalhas, a maioria de ouro. São tantas medalhas que fica até difícil carregar todas de uma só vez.

Os dois prometem aumentar a coleção e conquistar novas vitórias no próximo fim de semana, no Campeonato Sul-Americano de Jiu-jitsu, que acontece nos dias 20 e 21 de julho, no Rio de Janeiro. Para fazer bonito no tatame, os atletas treinam todos os dias na Vila com o técnico Wellynthon Noronha “Pirulito”.

Caio Trajano quer colocar a medalha de ouro novamente no pescoço, seria a 17ª dourada da carreira de pouco mais de um ano. O atleta vai competir na categoria mirim 1 - médio, faixa cinza. “Meu sonho é ser campeão mundial”, disse.

Com apenas seis anos, Caio Trajano tem 16 medalhas de ouro na carreira

O pequeno Luis Henrique vai disputar a categoria pré-mirim 3 - pena, faixa cinza. Com altura de apenas 53 cm, o atleta é um gigante nas competições. Já são 16 medalhas conquistadas.

Na participação no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, em abril/maio, ele foi vice-campeão em sua categoria, agora quer o primeiro lugar. “Eu vou lá ganhar a medalha de ouro, vou ‘botar’ pra ganhar”, disse.

Luis Henrique tem 53 cm de altura, mas vira um gigante no tatame

Segundo o técnico, os atletas estão treinando forte, em ritmo de competição e a expectativa é alta. “Os dois atletas são medalhistas nacionais, medalharam no campeonato brasileiro, um ouro e uma prata. Estamos confiantes em trazer mais um resultado positivo para a Escolinha de Esportes e para Roraima”, disse.

Formando campeões

120 alunos integram a turma de jiu-jitsu da Escolinha de Esportes da Vila Olímpica

A Escolinha de Esportes da Vila Olímpica é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista por meio da Fundação de Educação, Esporte, Turismo e Cultura (Fetec), que incentiva a prática esportiva para a criançada e revela talentos de várias modalidades.

Atualmente são 859 alunos de 3 a 17 anos de idade. Eles são atendidos nas modalidades de judô, jiu-jitsu, vôlei, recreação infantil, futebol, natação, ginástica rítmica.

Para Cirino Trajano, pai do campeão Caio, o filho é motivo de orgulho e a Escolinha de Esportes uma grande aliada no desenvolvimento do atleta em vários aspectos.

“Eu acho que foi essencial ele vir para cá Escolinha de Esportes. Ele agora está se destacando, ganhou o Prêmio Destaque Esportivo da Fetec. Não pretende sair daqui, não. O projeto tem ajudado muito ele, não só aqui, mas na escola e em casa também”,  disse.

Caio e Luis Henrique, mesmo tão novos, já são inspiração para outras crianças e adolescentes da turma de jiu-jitsu, uma das mais concorridas da Escolinha de Esportes. São 120 alunos atendidos, muitos sonham em também se tornarem campeões.

“Esse trabalho que a Vila Olímpica vem fazendo é muito importante, colocando o jiu-jitsu em uma projeto social. Além de tirar as crianças de área de risco, vai contribuir para que eles possam ser ótimos atletas. Todos que entram no projeto participam de campeonatos e são medalhistas” , concluiu o técnico “Pirulito”.

Os atletas treinam com o técnico Wellynthon Noronha “Pirulito”