Boa vista é apontada por revista como uma das 26 cidades mais felizes do Brasil

Boa Vista é novamente destaque no cenário nacional por conta dos indicadores de qualidade e de gestão. A Revista Bula elegeu as 26 cidades mais felizes do Brasil.

Por Shirleia Rios

16/07/2019

Fotos no link: http://tiny.cc/6ydt9y

Boa Vista é novamente destaque no cenário nacional por conta dos indicadores de qualidade e de gestão. A Revista Bula elegeu as 26 cidades mais felizes do Brasil, considerando índices que refletem a satisfação e a qualidade de vida dos moradores. A capital de Roraima é uma das três capitais que aparecem no ranking.

Academia Aberta Mané Garrincha (foto Andrezza Mariot)

Mesmo diante dos desafios da crise migratória, a cidade apresenta, de acordo com a publicação, condições favoráveis para se viver com qualidade, gerando satisfação por parte de seus moradores.

Praça Ayrton Senna (Foto: Andrezza Mariot)

Para chegar aos resultados, foram avaliados quatro relatórios: o Atlas de Dese nvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), baseado em estatísticas públicas oficiais; o Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência, divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Monumento ao Garimpeiro (Foto: Fernando Teixeira)

A Bula fez uma média entre as pontuações que Boa Vista teve nesses quatro estudos, que analisam fatores como renda, longevidade, educação, emprego, saúde, saneamento básico e trabalho. Nos últimos anos, a cidade apresentou uma evolução nos indicadores de educação, geração de renda e longevidade, e, por isso, foi eleita a cidade mais feliz de Roraima .

(Foto: Victória Camila)

“Aqui somos um povo forte que não se abate e recebe as diversidades com resiliência e alegria. A gente vê na dificuldade uma oportunidade para se superar. A gente vence na base da raça, do trabalho, do sorriso e do amor. Parabéns Boa Vista! Felicidade é tudo. É muito amor envolvido”, comemorou a prefeita Teresa Surita.

Orla Taumanan (Foto Jackson Souza)

Além desse resultado, as condições favoráveis de vida em Boa Vista também já lhe renderam outros títulos como: a 5ª melhor capital em qualidade de vida (Revista Bula), a 6ª melhor capital em prática de esportes (Pesquisa 'Vigitel - Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico / Ministério da Saúde), e a 11ª melhor capital para criar filhos (Revista Exame), graças aos investimentos na infraestrutura, e todo planejamento feito pela gestão municipal, com obras modernas e os melhores indicadores nas áreas de educação, saúde e geração de renda.

(Foto: Claudia Ferreira)

A moradora do bairro Aeroporto, Ingrid Mesquita, de 33 anos, é uma dos moradores que tem muito amor pela cidade. Onde pode usufruir da qualidade de vida que o lugar oferece. Ela adora passear com as filhas na praça, aproveitar o espaço verde, o playground, o ar puro.

Ingrid Mesquita e as filhas (Foto Andrezza Mariot )

“Eu gosto muito dessa cidade, porque é uma cidade alegre, onde a gente pode brincar com a família na praça. Eu sou muito feliz morando aqui em Boa Vista”, garantiu. a moradora do bairro Aeroporto, Ingrid Mesquita.