Cultura

Concerto no Teatro Municipal marca início das comemorações dos 129 anos de Boa Vista

O espetáculo foi apresentado pela Orquestra de Câmara do IBVM e pelo Coro Universitário da UFRR, que interpretaram a obra “Gloria”, de Antônio Vivaldi.

Por Fábio Cavalcante

05/07/2019

Casa lotada, boa música e um grande amor pela cultura e pela cidade. Estes foram alguns dos elementos que marcaram o concerto dessa quinta-feira, 4, no Teatro Municipal, que reuniu mais de mil pessoas que foram prestigiar o primeiro Ciclo das Quintas do mês de Julho, evento que abre as programações oficiais de aniversário dos 129 anos de Boa Vista.

O concerto foi apresentado pela Orquestra de Câmara do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), com participação do Coral Universitário, composto por 120 alunos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e membros da comunidade. A obra apresentada foi “Gloria”, de Antônio Vivaldi, contendo doze peças, inclusive com solos e duetos.

O presidente do IBVM, maestro Francisco Carlos Felício, destacou que a noite desta quinta-feira foi de festa, não apenas pelo concerto em sua essência, mas também pela consolidação de Boa Vista, no alto de seus 129 anos, no circuito cultural do país, uma vez que o Teatro Municipal foi uma grande conquista para os artistas locais manifestarem sua arte, seja por meio da música, da dança, dramatização ou poesia.

“Ficamos muito contentes em ter a nossa orquestra se apresentando no palco do Teatro Municipal, em parceria com a Universidade Federal, através desse coro universitário incrível. Nós estamos muito satisfeitos, pois há muito tempo temos buscado essa formação de plateia. As pessoas que vieram, com certeza, gostaram muito desse espetáculo”.

A contralto Débora Batista interpretou "Domine Deus, Agnus Dei"

A soprano Violeta Castro interpretou "Domine Deus"

Para o regente do concerto, maestro Luciano Camargo, foi uma grande honra expressar o amor pela arte através da parceria envolvendo IBVM e a Universidade Federal, principalmente quando há a necessidade de que a cultura seja fortalecida e esteja presente na sociedade.

“É uma alegria muito grande poder apresentar um repertório como esse e participar das festividades do aniversário de Boa Vista. Isso tudo é muito especial, principalmente com esse público tão caloroso que veio prestigiar esse concerto. Cultura é muito mais que um investimento de base. É tão importante quanto saúde e educação. Então, acho que aos poucos as instituições vão dando esse apoio que é efetivamente necessário para que todas as artes se desenvolvam”.

A Orquestra de Câmara do IBVM

Há mais de 40 anos atuando como músico em Roraima, Francisco dos Santos, mais conhecido como maestro Chiquinho, foi um dos que prestigiaram o concerto. E para ele, não apenas o espetáculo surpreendeu, mas também toda a estrutura e imponência do Teatro Municipal.

“Durante muito tempo nós tínhamos uma grande necessidade de um teatro onde fosse possível receber grandes apresentações artísticas e hoje, com o Teatro Municipal, isso já é uma realidade. É uma excelente estrutura, com grande qualidade, que pode muito bem ser comparado a outros grandes teatros do Brasil e do mundo. Então, a Prefeitura de Boa Vista, na pessoa da prefeita Teresa Surita, está de parabéns por esse grande empreendimento”.

Maestro Chiquinho e esposa: "A Prefeitura de Boa Vista, na pessoa da prefeita Teresa Surita, está de parabéns por esse grande empreendimento que é o Teatro Municipal"

=> Confira mais fotos do espetáculo aqui .

=> Ouça as entrevistas:

- Maestro Francisco Carlos Felício - presidente do IBVM

- Maestro Luciano Camargo - regente do Concerto

- Maestro Chiquinho - espectador do Espetáculo

Programação – As comemorações pelo aniversário de Boa Vista continuam pelos próximos dias. Neste sábado, a partir das 15h, acontece a Corridinha Baby e a Corridinha Kids, que compõem a Corrida 9 de Julho. A concentração será na Praça Velia Coutinho. E no domingo será a vez da corrida principal, com concentração no Portal do Milênio. A largada dos percursos de 5km e 10km está marcada para as 16h30.