Educação

Volta às Aulas - Pais de alunos de Boa Vista são orientados sobre cuidados no trânsito

A equipe da Depet e os próprios estudantes estão orientando os pais sobre os principais cuidados que devem ser tomados, principalmente no momento de 'estacionar ou parar' para buscar os filhos nas escolas.

Por Naira Sousa

16/07/2019

O segundo semestre dos alunos da rede municipal de ensino teve início nessa segunda-feira, 15. E a Prefeitura de Boa Vista, preocupada com o trânsito e a segurança das crianças, está orientando os pais e responsáveis dos alunos sobre os principais cuidados que devem ser tomados de ir deixar ou buscar as crianças nas escolas, através da campanha “Volta às Aulas”.

Na manhã desta terça-feira, 16, a equipe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet) atendeu a Escola Municipal Isete Evangelista Albuquerque, no bairro Asa Branca. Os agentes distribuíram flye r com informações específicas sobre a diferença entre parar e estacionar.

"Percebemos que em frente às escolas existe um alto índice de estacionamento irregulares, pais que estacionam em cima das calçadas, estacionamento duplo, ou seja, colocando em risco a vida das crianças, que na maioria das vezes saem desatentas com vontade de ir para casa.  Por isso, estamos orientando os pais sobre esses riscos", explicou o chefe da Depet, Ney Brito.

Estacionar ao lado de outro veículo, em fila dupla, ocorre em infração grave, com 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O motorista também receberá uma multa de R$ 195,23 e ainda poderá ter o veículo removido. Lembrando que o pisca-alerta não autoriza o condutor permanecer parado ou estacionado em fila dupla.

Diango Saraiva foi buscar o filho, recebeu as orientações e aprovou a ideia. "Ações como essas são importantes. Já presenciei muitas irregularidades que sabemos comprometem a vida das crianças. Espero que depois da ação os condutores passam a ter mais consciência", destacou.

Saiba a diferença entre estacionar e parar.

- PARAR o veículo é pelo tempo estritamente necessário para o embarque e desembarque de passageiros;

- Enquanto ESTACIONAR é por tempo superior ao embarque ou desembarque;

- Se o passageiro já embarcou ou desembarcou você é obrigado a retirar o veículo, caso permaneça parado será considerado estacionamento irregular.