Turismo

Parque do Rio Branco - Moradores do Calungá já sentem a transformação de um dos bairros mais antigos da cidade

A maior obra turística de Boa Vista chegou à terceira intervenção, fase de urbanização e a construção dos equipamentos que irão compor a estrutura.

Por Ceiça Chaves

12/11/2019

Link das Fotos:

https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157711683674843

Quem não sonha em morar em uma área privilegiada da cidade, com atrações turísticas que melhoram a qualidade de vida? Por muitos anos, a extinta área Caetano Filho, no bairro Calungá, sofria com alagações e falta de infraestrutura. Em seu lugar, está sendo construído o Parque do Rio Branco, a maior obra turística de Boa Vista. Os moradores locais já sentem a transformação de um dos bairros mais antigos da cidade.

A senhora Nazaré Pantoja Mendes, mora há mais de 40 anos no bairro e está ansiosa à espera do Parque do Rio Branco.

A senhora Nazaré Pantoja Mendes, de 61 anos, está na expectativa a espera do parque. Ela mora há mais de 40 anos no bairro, inclusive, já residiu no antigo Beiral, e hoje tem sua casa própria na Travessa Manoel Pontes. Ela declarou que está muito feliz só em ver os homens trabalhando dia e noite para levantar uma obra grandiosa, imagine quando estiver concluído.

“ Eu vejo que vai melhorar muito a vida dos moradores, vai valorizar nossas casas, e vamos poder sair para passear. Vai ser bom demais, 100%. Eu já morei, inclusive lá no chamado Beiral. Eu me mudei porque meus filhos estavam crescendo e tinha medo deles naquele ambiente. Tinha muito mato, todo ano alagava, inclusive a água vinha perto da minha casa” , declarou.

A estudante Sandy Campos, de 20 anos, nasceu e cresceu no bairro Calungá e está feliz que terá uma outra vista de sua casa.

A estudante Sandy Campos, de 20 anos, nasceu e cresceu no Calungá. A visão que ela tinha em frente a sua casa era de uma área extensa de mato, que aos poucos foi sendo invadida, e ficando famosa por se tornar um dos maiores pontos de distribuição de drogas da cidade. Para ela, a visão será outra.

“ Estamos na expectativa. Para falar a verdade, aqui era um bairro morto, mal visto por ser ponto de drogas. Era só mato, não tinha asfalto, nada disso, agora a visão vai ser outra. Vai melhorar bastante, aliás, já melhorou só em tirar o Beiral daqui. Vai valorizar nossos imóveis e melhorar a nossa qualidade de vida. Vamos poder passear próximo e ter um bairro bem visto” , disse.

A aposentada, Cleonice Ribeiro, é uma das mais antigas moradoras do Calungá, e uma das grandes adimiradoras da prefeita Teresa Surita.

A aposentada, Cleonice Ribeiro, 79 anos, é uma das mais antigas moradoras do Calungá. Admiradora do trabalho da prefeita Teresa Surita, ela elogiou a iniciativa de transformar o Beiral em uma área turística, mudando a vida das pessoas que há muito tempo almejavam por isso.

“ Para mim é um prazer, uma alegria, porque eu conheci isso ai um matagal. Agora tá tudo asfaltado, é uma benção mesmo. Tem que mudar prefeita eu te elogio muito. Vai ser uma benção, se a pessoa quiser colocar um lanche, uma venda, para ganhar o seu pão de cada dia, também vai valorizar bastante porque está no centro da cidade. Vamos ter qualidade de vida, isso vai ficar um jardim muito bonito, sei nem como eu posso expressar” , disse.

Parque do Rio Branco

A maior obra turística de Boa Vista chegou à terceira intervenção, fase de urbanização e a construção dos equipamentos públicos que irão compor a estrutura. Nesta etapa, estão sendo erguidos o mirante (uma torre de cerca de 100 metros de altura, com dois elevadores, um social e outro panorâmico), e a passarela que dará acesso ao mirante. De lá, os turistas terão uma vista espetacular do lendário Rio Branco e da cidade.

O Parque também terá espelhos d’água, e uma área para ancorar barcos. Como parte da urbanização, serão plantadas mais de 100 árvores, o equivalente a quase dez campos de futebol. As obras do Parque do Rio Branco se iniciaram em abril de 2018, e foram divididas em três intervenções.

A primeira marcou a retirada de mais de 350 famílias da área de risco do Caetano Filho – Beiral, mediante pagamento de indenizações, com recursos próprios. Na segunda, foram feitas a terraplanagem e drenagem da área, com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá.