Educação

Educação - Prefeita Teresa entrega novos ônibus e aumenta frota para atender crianças das áreas rural e indígena de Boa Vista

Por Gleide Rodrigues

17/01/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157712710273172

O transporte escolar da rede municipal de ensino ganhou um reforço para o ano letivo 2020. Nesta sexta-feira, 17, a prefeita Teresa Surita entregou 21 ônibus novos para atender aos alunos das escolas da área indígena e rural de Boa Vista. A solenidade aconteceu em frente ao Palácio 9 de Julho.

São 20 ônibus com 32 lugares cada e um ônibus com 44 lugares. Com essa entrega, o transporte escolar do município passa a contar com 46 veículos, sendo 42 ônibus e quatro caminhonetes para as rotas de difícil acesso. O transporte escolar atende a 1.818 alunos de cinco escolas rurais e 12 indígenas.

A prefeita Teresa Surita explicou que ano passado 25 veículos atendiam ao transporte escolar, mas que a demanda de alunos aumentou, sendo necessário ampliar a frota para  garantir que as crianças não tenham dificuldade de chegar à escola.

São ônibus novos, que vão dar uma qualidade muito melhor ao transporte escolar. Todos são para a área indígena e rural. Nós, hoje, estamos com quase 2 mil alunos nessa região, um número bastante significativo para nossa rede. É mais qualidade, mais conforto e mais segurança para nossas crianças , destacou a prefeita.

Os ônibus são climatizados e atendem todas as regras de segurança no transporte de alunos. Para o vice-p refeito e secretário municipal de Educação, Arthur Henrique, os veículos garantem o acesso das crianças da área rural e indígena à escola.

“O transporte escolar é parte da política pública da Prefeitura de Boa Vista para garantir a presença dos alunos em sala de aula. Uma das políticas públicas mais eficientes é garantir que o aluno esteja na sala de aula, no horário correto e dentro de todo o período. Nas áreas rurais, os alunos moram mais distantes das escolas, então, o transporte escolar é fundamental”, concluiu.

Rede Municipal de Ensino

Os investimentos na Educação desde 2013 contribuíram para um ensino público de qualidade e inclusivo em Boa Vista. A capital possui 122 unidades de ensino, destas, 71 são escolas urbanas, cinco escolas rurais, 12 indígenas, 33 creches e um Centro Municipal Integrado de Educação Especial.

A Prefeitura de Boa Vista entregou 65 escolas, sendo 35 construídas do zero e 30 reformadas e ampliadas, 15 dessas novas escolas foram entregues entre 2017 e 2019, superando a meta do plano de governo da atual gestão, que previa essa quantidade em 2020. Outras cinco escolas devem ser entregues este ano.

A construção de novas escolas aumentou em 42% o número de vagas na rede municipal de ensino. Para matricular os filhos, os pais não precisam mais fazer filas nem acorrentar cadeiras em frente às escolas do município. O atendimento é feito via Call Center, por telefone. Em 2019, a prefeitura atendeu a cerca de 42 mil alunos.