Home|Notícias|Família que Acolhe inicia cronograma de atividades de 2020
08/01/2020 18h00
Família que Acolhe inicia cronograma de atividades de 2020

Jornalista: Ayslane Dantas

O maior programa social de Boa Vista, o Família Que Acolhe, implantado pela prefeita Teresa Surita em 2013 como parte de uma política pública para cuidar da primeira infância, retornou esta semana com as atividades. Em sete anos, FQA atendeu mais de 15 mil beneficiárias.

Entre os serviços oferecidos estão a Universidade do Bebê (oficinas voltadas aos cuidados com a gestante e a criança), atendimentos médicos, acompanhamento da gravidez e entrega do Leite da Família. As beneficiárias receberam um calendário com toda a programação das atividades para o ano.

Durante a gravidez, as palestras são voltadas para a saúde, a importância do pré-natal, a importância de uma boa alimentação, exercício físico, sobre o fortalecimento do vínculo ainda dentro da barriga e, após o nascimento do bebê, ela continua participando e os temas serão voltados para o desenvolvimento da criança”, explicou a psicóloga Elane Florêncio.

Elane Florêncio, psicóloga

Pais e mães levam tão a sério que quase não faltam. As salas estão quase sempre cheias e a frequência gira em torno dos 90%. O casal Ana Cláudia Alcântara de Lima, 37 anos, e Moisés de Lima, 39 anos, faz questão de estar sempre presente na vida do filho Samuel, de apenas 6 meses, e nas palestras. Para Ana Cláudia, que já é mãe de outras crianças do primeiro casamento, educar Samuel com o olhar do Família Que Acolhe está sendo totalmente diferente.

Casal que faz questão de participar de todas as atividades do FQA

Ele já nos conhece pela voz, quando a gente lê a historinha pra ele não lição ele já presta atenção. Ele houve os hinos que a gente cantava quando eu tava grávida, é diferente, tudo é diferente, porque eu não tive isso com os outros. Cuidar dele tá sendo uma coisa bem diferente mas muito prazerosa”, comemorou Ana.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo FQA é preciso fazer um cadastro. Adolescentes com até 19 anos, em qualquer período gestacional e mulheres a partir de 20 anos, grávidas de até 21 semanas, podem se inscrever. É importante que a interessada já tenha iniciado o pré-natal.

Programa recebe novos cadastros diariamente

Depois da inscrição, a grávida recebe um calendário para participar, de 15 em 15 dias, da Universidade do Bebê, que são oficinas voltadas para a primeira infância. A cada dia são realizadas cinco palestras para as famílias. No fim do mês são em média 50 palestras sobre os mais diversos assuntos.

Assim que assistir a primeira palestra, a beneficiária passa a ter acesso aos benefícios. Entre eles enxoval, leite para crianças que tenham acima de 1 ano de idade e vagas nas creches para crianças com mais de 2 anos.

Além disso, o FQA oferece aos beneficiários, por meio do Núcleo de Saúde, atendimentos com pediatra, odontopediatra, psicólogo, além de sala de vacina, sala de farmácia, coleta de exames, entre outros serviços. No ano passado foram realizados mais de 14 mil atendimentos só na área de saúde.

Só na área de saúde foram mais de 14 mil atendimentos em 2019

Os atendimentos dos serviços de saúde e palestras são realizados das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já a equipe do cadastro tem horário diferenciado. Vai das 8h às 11h e das 14h às 17h. O prédio fica na Rua Solón Rodrigues Pessoa, 615, Pintolândia.