Educação

Volta às aulas - Currículo Infantil voltado à primeira infância estimula aprendizado em salas lúdicas

Por Emanuele Pasqualotto

27/01/2020

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157712860326338

Aproximadamente 45 mil alunos voltam às aulas nas escolas urbanas e área rural e indígena de Boa Vista, nesta segunda-feira, 27 . Os estudantes iniciam o ano letivo 2020 que se estende até o dia 18 de dezembro, com 204 dias de aula.

Além de oferecer uma estrutura moderna e adequada para o aprendizado, a rede municipal de ensino conta com o Currículo da Educação Infantil, que reafirma o compromisso da gestão municipal com a Primeira Infância.

Boa Vista foi a primeira cidade da região Norte a implantar as novas diretrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. O processo de ensino insere o lúdico nas práticas pedagógicas das creches e pré-escolas.

Randria Naiana Leite de Moraes tem 8 anos e é aluna do terceiro ano da Escola Municipal Glemíria Gonzaga de Andrade. Ela acompanhou a mãe no primeiro dia de aula da irmã Rárina, de 4 anos, na recém-inaugurada Escola Municipal Eunice Queiroz de Faria, no bairro Cidade Satélite.

“ Eu gosto muito de estudar na escola da prefeitura, a merenda é boa, as professoras são legais e é muito bom começar de novo as aulas. Acho que a minha irmã também vai gostar muito”, disse.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Arthur Henrique, destacou que o município preparou todo seu quadro de servidores para receber os alunos de forma acolhedora para o novo ciclo de ensino.

“ É com muita satisfação que iniciamos mais um ano letivo, depois de uma semana pedagógica, onde professores, cuidadores, merendeiras, todos os profissionais da Educação foram capacitados e estão motivados e prontos para as atividades”, frisou.

Prefeitura entregou 65 novas escolas em sete anos

Os estudantes que estão retornando às aulas também terão acesso à robótica educacional, playgrounds com brinquedos adaptados para a  faixa etária dos alunos, mesas pedagógicas, merenda de qualidade e outras ferramentas que estimulam o aprendizado.

Desde 2013, a prefeitura já entregou 35 novas escolas e reformou mais 30 unidades. Para 2020, a previsão é entregar mais quatro escolas nos bairros: Cidade Satélite, Nova Cidade, Senador Hélio Campos e Jóquei Clube, incluindo ainda a Comunidade Indígena do Darora, que ganha um prédio novo, construído do zero.

Novas matrículas – Os pais que ainda não conseguiram matricular seus filhos podem ficar despreocupados. A partir do início das aulas, o call center será liberado para novas matrículas, conforme explica Arthur Henrique.

“ Em 2014 nós implantamos o Call Center, então os pais não precisam mais ir para a fila em busca de vagas, a partir de hoje o Call Center reabre para matrículas novas do ensino infantil e fundamental, então nenhuma criança vai ficar sem estudar, basta ligar para o 0800 2803536 e solicitar a vaga”, concluiu.