Economia

Boa Vista é a capital que mais faz investimentos em todas as áreas, aponta estudo

O volume de obras públicas contribuiu para a boa avaliação da cidade

Por Gleide Rodrigues

21/02/2020

Boa Vista lidera o ranking das capitais brasileiras que mais fazem investimentos, com uma taxa de 23,53%, praticamente o dobro de Manaus, segunda colocada. O levantamento da Consultoria Tendências analisou o período de 2017 a 2019.

O volume de obras executadas em Boa Vista contribuiu para a boa avaliação da capital. No período analisado, a prefeitura executou grandes obras, como a construção de 15 escolas, Parque do Rio Branco, praças, unidades de saúde, centro comercial, rede de drenagem e asfaltamento de ruas e avenidas. Sozinho, o Parque do Rio Branco gera mais de 250 empregos diretos.

“Nossa cidade é um verdadeiro canteiro de obras. Em todos os bairros têm uma obra acontecendo, seja asfalto ou construção de uma escola. São investimentos planejados, fiscalizados e que, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, geram emprego e movimentam o comércio local”, destacou a prefeita Teresa Surita.

O estudo evidencia como Boa Vista consegue equilibrar os gastos e ainda assim fazer investimentos, figurando entre a três capitais com as contas públicas mais ajustadas. Isso, numa cidade que comporta quase 70% da população do estado, baixa arrecadação e que vive os impactos da crise migratória venezuelana.

Para se ter uma ideia, o avanço e os investimentos na reconstrução de Boa Vista vêm acontecendo desde 2013, quando a prefeita Teresa Surita assumiu a prefeitura e iniciou um processo de transformação nas ruas, limpeza, na educação, saúde, infraestrutura, segurança, dentre outros.

Ao todo, Boa Vista já recebeu, só de asfalto, mais de 222 km onde antes não havia nenhum tipo de infraestrutura, totalizando mais de 480 ruas e avenidas pavimentadas. Além disso, também já foram feitos mais de 140 km de drenagem em toda a cidade e quase 300 km de calçadas, garantindo a segurança tanto de pedestres como de condutores.

Boa Vista lidera o ranking das capitais brasileiras que mais fazem investimentos, com uma taxa de 23,53%

A prefeitura também já entregou 65 novas escolas, sendo 35 construídas do zero e outras 52 reformadas e ampliações de escolas e creches.

O estudo revelou ainda que a cidade é a 3ª capital com a melhor situação fiscal do Brasil, com nota 8,3. Seis indicadores foram levados em conta: investimentos, despesa com pessoal e encargos sociais, endividamento, poupança corrente, liquidez e resultado primário.