Infraestrutura

Parque do Rio Branco - Prefeita Teresa Surita acompanha o avanço da obra e a construção do maior mirante da região Norte

A maior obra turística da cidade já chegou na terceira e última intervenção, fase de urbanização e construção dos equipamentos públicos que irão compor a estrutura.

Por Ceiça Chaves

18/02/2020

Link das Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157713148807998

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, vistoriou nesta segunda-feira, 17, o andamento das obras do Parque do Rio Branco. A maior obra turística da cidade já chegou na terceira e última intervenção, fase de urbanização e construção dos equipamentos públicos que irão compor a estrutura .

O mirante do Parque do Rio Branco será a maior torre da região Norte superando a do Museu da Amazônia, que tem 42 metros.

Nesta etapa, estão sendo erguidos o mirante, uma torre de 86 metros de altura, com dois elevadores, um social e outro panorâmico . Esta será a maior torre da região Norte superando a do Museu da Amazônia, que tem 42 metros. O local terá uma passarela metálica que dará acesso ao mirante. De lá, os visitantes terão uma vista espetacular do lendário Rio Branco e da cidade.

"É impressionante como a gente nunca teve oportunidade de ver essa vista tão linda todos os dias”, declarou a prefeita Teresa Surita

“Este é um legado turístico e social, porque acabamos com aquela área tão complexa que era o Beiral, e também econômica porque aqui vamos gerar muitos empregos. Essa é uma obra significante e realmente estou muito feliz. É impressionante como a gente nunca teve oportunidade de ver essa vista tão linda todos os dias” , declarou.

O Parque também contará com espelhos d’água, a marina (área para ancorar barcos), banheiros públicos, posto de vigilância da guarda, Parque da Primeira Infância, pista de cooper, ciclovia, praia e sombreiros com o plantio de mais de 100 árvores. O local receberá ainda uma passarela que interligará o Parque até a Orla Taumanan.

As obras do Parque do Rio Branco se iniciaram em abril de 2018, e foram divididas em três intervenções. A primeira marcou a retirada de mais de 350 famílias da área de risco do Caetano Filho – Beiral, mediante pagamento de indenizações, com recursos próprios. Na segunda, foram feitas a terraplanagem e drenagem da área, com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá.

A construção do parque já trouxe benefícios tanto para a cidade, que ganha com o turismo, como para as pessoas que viviam no local e sofriam com problemas de alagamento no período do inverno. Melhorias também para os moradores que vivem ao redor e que terão os imóveis valorizados e uma área com estrutura completa para viver, garantindo qualidade de vida a todos.

Os recursos foram garantidos pela prefeita Teresa em parceria com o senador Romero Jucá.

A obra já criou cerca de 250 empregos diretos

Uma obra desta dimensão é sinônimo de emprego e renda, tanto durante, quanto depois de concluída. São cerca de 250 trabalhadores envolvidos diretamente na construção do Parque do Rio Branco. Cada espaço está sendo erguido nos mínimos detalhes com equipes focadas, sabendo que este local será um dos mais frequentados de Boa Vista.

Para o mestre de obras, Edson Godói, fazer parte da equipe de trabalhadores que está erguendo o Parque é motivo de orgulho. “Eu toquei muitas obras em outros estados anteriormente. Em Roraima é a primeira que estou tocando e é motivo de orgulho. É uma obra que vai ser fundamental para Roraima” , declarou.