Home|Notícias|Plano de Desenvolvimento - Teresa entrega premiação a agricultores que se destacaram em Boa Vista
Agricultura e Pecuária
20/02/2020 09h20

Em sua segunda edição, o prêmio é um incentivo aos agricultores do município

Fotos no link: https://flickr.com/photos/170294565@N07/sets/72157713178222128/with/49558402981/

Jornalista: Emanuele Pasqualotto

Os agricultores familiares dos Projetos de Assentamento Nova Amazônia e das Comunidades Indígenas receberam nessa quarta-feira, 19, da prefeita Teresa Surita, os prêmios do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), que destacam os produtores que avançaram em 2019 com a produção agrícola, conhecimento, tecnologia, qualidade e assistência técnica no campo.

Nesta segunda edição, a premiação contemplou as categorias: Grãos (milho, soja e feijão) e Culturas (batata-docemelancia e melão). O PMDA Produtividade é uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista e foi criado com o objetivo de mostrar os bons resultados de produtividade das lavouras atendidas pelo Plano, bem como a produção indígena.

Seis agricultores familiares premiados como os primeiros colocados de cada categoria e três agricultores indígenas, que foram destaques em suas comunidades, receberam um troféu e ganharam uma viagem nacional para uma feira de referência no agronegócio brasileiro.

Nós temos muito a comemorar, mais uma vez tivemos a premiação daqueles que produziram mais, do primeiro até o terceiro lugar, com o prêmio de uma visita a uma feira de agronegócio importante no Brasil, para que tenham mais conhecimento e possam trazer para cá uma condição de produzir ainda mais”, frisou a prefeita Teresa Surita.

Na categoria Destaque Indígena os vencedores foram: Juvanildes Severino Rodrigues, da Comunidade Indígena de Campo Alegre, Luis Fagner de Oliveira, da Comunidade Indígena do Morcego, e Valdemy da Silva, da Comunidade Indígena Serra da Moça.

Os agricultores serão acompanhados por uma comitiva da Secretaria Municipal de Agricultura em uma missão técnica para obter experiência e conhecimento acerca das tecnologias e equipamentos agrícolas mais avançados atualmente.

A agricultora indígena Juvanildes Severino Rodrigues ficou contente em ter a oportunidade de viajar representando a sua comunidade em busca de conhecimento. “Agradeço muito a prefeita Teresa Surita pelo apoio a nós, agricultores indígenas, antes plantávamos apenas macaxeira e hoje, graças a este apoio, estamos produzindo melão, melancia, couve, berinjela entre outras culturas”, concluiu.

Saiba como os produtores foram avaliados

Os locais para a coleta das amostras foram definidos nas áreas de cada produtor participante do prêmio. Uma equipe técnica, formada por profissionais da SMAAI, Universidade Federal de Roraima (UFRR) e membros das Cooperativas parceiras da prefeitura fez a estimativa de acordo com os métodos adequados para a certificação. Os produtores foram classificados de acordo com o maior índice de produtividade.

Confira a relação dos ganhadores:

Destaque Indígena

Juvanildes Severino Rodrigues

Comunidade Indígena de Campo Alegre

Luis Fagner de Oliveira

Comunidade Indígena do Morcego

Valdemy da Silva

Comunidade Indígena Serra da Moça.

1º lugar

2º lugar