Infraestrutura

Prefeitura registra boletins de ocorrência por furtos de cabos elétricos em Boa Vista: prejuízo de R$ 33 mil

O último ocorreu nesta semana, em um trecho da avenida Carlos Pereira de Melo, no novo trecho que recebeu iluminação de LED.

Por Edson Ribeiro

07/02/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157713002182486/with/ 49498034193/

A Prefeitura de Boa Vista tem registrado sucessivos boletins de ocorrência policial em meio a furtos de cabos de energia pela cidade. O último ocorreu nesta semana, em um trecho da avenida Carlos Pereira de Melo, no novo trecho que recebeu iluminação de LED , informou a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente nes s a quinta-feira (6).

Por conta dos crimes, a pasta tem arcado com as recuperações e reposições dos fios. A avenida Carlos Pereira de Melo foi alvo de ladrões duas vezes.

F oram furtados aproximadamente 400 metros de cabos de 25mm, que somados aos 590 metros levados no primeiro furto, no final do ano passado, causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 33 mil. Al é m desse trecho, a avenida Universo, no bairro Cidade Satélite também já foi alvo dos criminosos.

“ Logo que tomou conhecimento, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente restabeleceu a iluminação e registrou boletins de ocorrência na Delegacia de Patrimônio Público. Cada furto desses causa um prejuízo enorme para a administração pública”, disse Daniel Peixoto,

Para dificultar o furto, a equipe da secretaria está concretando as caixas de passagens e, a cada um metro e meio, está colocando pino para fixar o cabo elétrico. As medidas dificultam a retirada dos cabos dos eletrodutos.

Os atos de vandalismo também já chegaram às praças, aos abrigos de ônibus, prédios públicos, dentre outros, e geram prejuízos à população e ao contribuinte. O cidadão pode denunciar casos de furtos e depredação do patrimônio público por meio dos números 153 da Guarda Municipal, 190 da Polícia Militar, ou 156 da Prefeitura de Boa Vista.

Crime - Danificar ou destruir propriedade, seja pública ou privada, é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, e a pena para quem for pego destruindo o patrimônio público pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa.