Transporte Urbano

Comunicado - Prefeitura reduz em 50% a frota de ônibus na capital

Esta é mais uma das ações de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), levando em conta que o transporte público é alvo fácil de disseminação da doença.

Por Ceiça Chaves

20/03/2020

Fotos: https://flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157713544082087

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), reduziu em 50% a frota de ônibus na capital. A medida começou a valer nesta sexta-feira, 20, e se estende até o dia 31 de março.

Esta é mais uma das ações de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19), levando em conta que o transporte público é alvo fácil de disseminação da doença e que nesta semana também houve uma redução de 80% no número de passageiros, após a suspensão das aulas e recomendações para isolamento social.

A frota de 80 veículos foi reduzida para 40 ônibus durante este período, tanto nos dias úteis quanto aos finais de semana. Segundo a Emhur, a quantidade de veículos é suficiente para atender a demanda atual das pessoas que ainda precisam do transporte coletivo para se deslocar ao trabalho.

Os itinerários passaram por alterações nos horários, porém nenhuma linha será prejudicada (itinerários anexos) . Lembrando que, Boa Vista conta 411 lotações circulando, onde a aglomeração de passageiros é menor.

Apesar de Roraima não possuir nenhum caso confirmado, é preciso adotar medidas para conter a disseminação da doença.

Veja o que a prefeitura está fazendo no transporte coletivo e o que você precisa fazer para se proteger?

As empresas de transporte coletivo estão fornecendo máscaras e álcool em gel para uso pessoal dos motoristas e nos veículos.

Os ônibus passam por limpeza geral, tanto no ponto final quanto no retorno à garagem. A higienização também é feita com álcool em gel nos bancos e corrimão.

A Prefeitura de Boa Vista intensificou a limpeza nos terminais de ônibus e abrigos de passageiros do município. Aqueles que são climatizados estão ficando com as portas abertas para melhorar a circulação de ar.

Uma das recomendações é que os táxis-lotação e táxis comuns circulem com janelas abertas e que os motoristas façam higienização nos veículos com álcool em gel durante o dia.

Em relação aos ônibus, quando possível, também circularão de janelas abertas.

Para os passageiros, a recomendação é que evitem o contato das mãos com a boca e os olhos e, ao desembarcarem, lavem bem as mãos.

Caso não seja possível lavar com água e sabão, podem usar o álcool em gel. Também limpar com álcool em gel objetos usados no trajeto, como o celular, por exemplo.

CONFIRA OS ITINERÁRIOS

ARQUIVO1