Hospital da Criança ganha equipamentos modernos de tomografia e raio-x

O hospital antes dependia de uma clínica credenciada para fazer exames de tomografia, que é essencial nos atendimentos emergenciais e traumas. Agora a realidade será diferente.

Por Ceiça Chaves

04/03/2020

Visando atender uma das maiores necessidades do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), a Prefeitura de Boa Vista adquiriu um tomógrafo e um aparelho de raio-x digital. Os equipamentos são de última geração e foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do ex-senador Romero Jucá.

O tomógrafo é o primeiro do município. O hospital antes dependia de uma clínica credenciada para fazer este exame, que é essencial nos atendimentos emergenciais e traumas. O paciente era deslocado com a equipe numa ambulância para a clínica. A partir desta semana, o próprio hospital vai oferecer os exames de tomografia.

“Quais são as vantagens? Antes do aparelho a gente tinha uma cota para atender as crianças. Isso acabou, agora no próprio hospital temos condição de atender as nossas crianças, de fazer todo o exame que ela precisa, do crânio até os pés, e sem cotas, para todos que precisarem”, declarou a prefeita Teresa Surita.

Já o aparelho de raio-x do hospital já tinha 20 anos de uso, era analógico e agora vai contar com um mais moderno e digital, que suprirá totalmente a demanda e dará celeridade nos atendimentos. Para o médico radiologista, Juliano Medeiros, responsável técnico pelo Setor de Imagem, os equipamentos vão suprir totalmente a necessidade do hospital.

“Eu queria agradecer a prefeitura em nome da prefeita Teresa, porque é um pleito muito antigo, a necessidade de um tomógrafo dentro do Hospital da Criança. Além de a população ser presenteada com um equipamento moderno, uma máquina de 80 canais, que vai suprir a necessidade dos pacientes e eletivos. Outra novidade foi a aquisição do raio-x digital, um aparelho com uma tecnologia muito recente, totalmente digital, que vai dar mais celeridade e segurança aos exames”, disse.

Na gestão da prefeita Teresa Surita, hospital recebeu primeira reforma total

O Hospital da Criança, única unidade hospitalar de atendimento para crianças em Roraima e países fronteiriços, nunca havia recebido nenhuma reforma desde que fora construído. Foram reformados o Bloco A (administrativo), onde fica a direção, as coordenações e os ambulatórios de especialidades. Também o Bloco B e C, onde fica o laboratório de Análises Clínicas, o setor de Imagem, emergência, trauma e UTI.

Atualmente o bloco D está recebendo as obras de reforma, o bloco atende com serviços de farmácia, cozinha, refeitório, lavanderia e outros. “A gestão está de parabéns, porque está investindo no hospital. Esta é a primeira reforma total, modernizando os ambientes, colocando os equipamentos e melhorando o ambiente de trabalho”, declarou dra. Mareny Damasceno, diretora geral do hospital.

=> Ouça os entrevistados:

Prefeita Teresa Surita

Juliano Medeiros - médico radiologista