Saúde

Vacinação contra gripe - Prefeitura adota estratégias para evitar aglomerações nas unidades de saúde

A prefeitura está se organizando e seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde para evitar aglomerações nesse período de disseminação do coronavírus.

23/03/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157713556136136/

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 23, para o grupo de idosos e trabalhadores da saúde. A prefeitura está se organizando e seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde para evitar aglomerações nesse período de disseminação do coronavírus, principalmente nos grupos mais vulneráveis, com é o caso dos idosos.

É importante e necessário que todas as pessoas dos grupos recebam as doses da vacina e estejam protegidas contra o vírus de doenças respiratórias, como a gripe, neste momento.

E para isso, as equipes de estratégia saúde da família juntamente com as equipes de vigilância epidemiológica vão reforçar as ações em conjunto, durante todo o período de campanha.

As doses da vacina já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina e os idosos serão atendidos em datas diferenciadas por letras dos nomes, conforme tabela abaixo.

Algumas unidades também disponibilizarão de pontos nas áreas externas, com cadeiras distantes uma das outras, conforme recomendação do MS, para evitar qualquer tipo de contato.

“Esta é uma medida adicional que vamos utilizar nessa primeira fase, em decorrência da confirmação de casos na capital, com a finalidade de ajudar a proteger tanto os idosos como nossos profissionais em meio a essa pandemia do coronavírus. São medidas de proteção e prevenção para evitar aglomerações”, explica Cinthia Brasil, superintendente de Atenção Primária à Saúde de Boa Vista.

Os idosos acamados também receberão a vacina em suas casas, pelas equipes de estratégia saúde da família. Já os trabalhadores da saúde receberão a vacina nas unidades básicas de saúde normalmente.

Orientações - Levem o cartão de vacina para atualização, aqueles que não tiverem, será disponibilizado no local. Outra recomendação é que evitem aglomerações, se tiver resfriado não saia de casa, vá somente quando estiver melhor.

Confira as fases por letras de nomes:

FASES

GRUPOS PRIORITÁRIOS

1 a Fase

Idosos (60 anos e mais) com nomes iniciados em:

23 a 24.03 – A, B, C, D e E

25 a 26.03 – F, G, H, I e J

27 a 30.03 – K, L, M, N e O

31.03 a 01.04 – P, Q, R, S e T

02 a 03.04 – U, V, W, X, Y e Z

Trabalhadores da saúde ( normalmente nas unidades)

23.03 a 15.04.20