Prefeitura construiu mais de 150 km de drenagem em Boa Vista

O serviço de drenagem é prioridade da prefeitura que, desde 2013, construiu 151,7 quilômetros de drenagem na capital, mais que a distância entre Boa Vista e Caracaraí.

Por Shirleia Rios

12/05/2020

Fotos nos links:

https://www.flickr. com/photos/170294565@N07/ albums/72157714272686631

Escondida embaixo da terra e de um asfalto novo, a drenagem urbana é uma das obras fundamentais para a organização da cidade, pois é por meio de suas galerias subterrâneas que se reduzem problemas como os alagamentos. Esse serviço é prioridade da prefeitura que, desde 2013, construiu 151,7 quilômetros de drenagem na capital, mais que a distância entre Boa Vista e Caracaraí.

O resultado dessas intervenções foi a eliminação, até agora, de mais de 40 pontos críticos de alagamento e o fechamento de antigas valas que causavam transtornos aos moradores de diversos bairros da capital. A drenagem agiliza o escoamento da água, evitando o acúmulo em vários locais.

As obras alcançaram vários bairros de Boa Vista, principalmente os da Zona Oeste, que sofriam com as consequências negativas das chuvas. Outros 12,29 km de drenagem estão sendo construídos.

Bairros como Bela Vista, Nova Cidade, Buritis, Caranã, Cidade Satélite, Sílvio Botelho, Equatorial, Raiar do Sol, Senador Hélio Campos, Jardim Tropical e outras dezenas receberam os serviços de drenagem da Prefeitura de Boa Vista. A maior parte dos recursos para a execução dessas obras foi viabilizada pelo ex-senador Romero Jucá.

Por conta do trabalho da gestão municipal, muitos moradores sentiram a diferença dos invernos anteriores, mesmo Boa Vista sendo uma cidade plana, cortada por sete igarapés, o que normalmente faz com que a água da chuva demore um pouco mais de tempo para escoar.

“ As obras da prefeitura mudaram a realidade de muitos bairros que antes sofriam com os problemas causados pelas chuvas, a exemplo dos alagamentos. Ao eliminar esses pontos críticos, nós oferecemos uma qualidade de vida melhor para a população. Por conta dessas obras, já avançamos bastante na infraestrutura de Boa Vista. Ainda há muito a se fazer e muitas obras ainda serão concluídas até o final da gestão ”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Pontos críticos – Desde 2013, a prefeitura monitora pontos críticos de alagamento na cidade, de lá para cá, 92 pontos já foram mapeados e monitorados. Com algumas obras de drenagem feitas até o ano passado, mais de 40 principais e precários pontos críticos foram eliminados.

Obras de drenagem têm um alto custo e demandam parcerias, tempo e planejamento para serem executadas. N os últimos anos, a Prefeitura de Boa Vista intensificou os trabalhos em infraestrutura da cidade, buscando recursos e elaborando estratégias para garantir que muitos bairros sejam atendidos com o serviço.

Antigas valas foram fechadas

Desde 2013, já foram tubuladas 8,5 km de valas abertas, que antes causavam transtornos para a população. Com as obras da prefeitura, além de tubuladas as ruas ganharam infraestrutura, que trouxeram qualidade de vida aos moradores.

Dentre as valas fechadas pela atual gestão, estão as localizadas nos bairros: Nova Cidade (rua Curitiba), Santa Tereza (rua Poraquê), Caranã (rua Manoel Sabino), Raiar do Sol (av. Universo), Senador Hélio Campos(HC-13) e Paraviana (rua Claudionor Freire).

Outras obras deste seguimento estão ocorrendo em outros pontos da capital, como no Bairro dos Estados. As ruas Pernambuco e Rio Grande do Sul, que recebem quase dois quilômetros de tubulação.