Transporte Urbano

Prefeita Teresa entrega novos ônibus e amplia a frota com a reabertura do comércio

Por Ceiça Chaves e Shirleia Rios

16/07/2020

A prefeita Teresa Surita entregou nesta quinta-feira, 16, novos ônibus que irão compor a frota de Boa Vista. São 9 veículos no total, sendo um articulado. Todos são climatizados e com acessibilidade. O investimento visa garantira mais conforto para os usuários.

O ônibus articulado tem capacidade para 134 passageiros sentados e em pé e, os demais, têm capacidade para 83 passageiros cada. Os v eículos estão sinalizados, mantendo distanciamento entre os passageiros.

Todos os ônibus possuem marcação, em função da pandemia, para poder manter o distanciamento social, que se usa dentro do transporte público. É o que tem de mais moderno em termos de ônibus para transporte público”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Aumento da frota – A parti r desta segunda, 20, a frota de ônibus da capital será ampliada e vai circular com 60% em virtude da reabertura do comércio com a entrega de novos veículos. Atualmente 54 bairros são atendidos e 100% dos veículos contam com acessibilidade.

O vice-prefeito, Arthur Henrique, também participou da solenidade de entrega dos novos veículos. “É importante que a população cuide desses ônibus, pois esse investimento beneficia diretamente quem mais precisa do transporte público. Andar na nossa cidade, que é quente, em um ônibus com ar-condicionado, com carregador de celular, moderno, seguro e com o devido distanciamento significa qualidade de vida”, frisou.

Com esses novos ônibus, na segunda-feira, na reabertura do comércio, vamos poder atender melhor a população, sem ter tumulto, sem ter muita gente dentro dos ônibus. Vamos manter esse controle em cada terminal. Nós temos nesse período um grande número de estudantes que não usa a frota, porque não está tendo aula. Nesse primeiro momento, vamos passar de 50% para 60%, o número de ônibus na cidade. Mas vamos acompanhar diariamente e, conforme a necessidade, esse número pode ser aumentado também”, frisou a prefeita.

Haverá fiscalização no embarque, durante a viagem, e no desembarque dos passageiros para garantir que todos cumpram as normas de segurança estabelecida, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento. Nos ônibus os usuários também terão disponível álcool para a higienização das mãos.

Empresa manteve todos os funcionários durante pandemia

Nesse período em que o mundo passa por uma pandemia mundial, a empresa Viação Cidade de Boa Vista, responsável pelo transporte coletivo em Boa Vista, não demitiu nenhum funcionário nesse período. Ao todo 258 funcionários prestam serviço para empresa e tiveram seus empregos mantidos.

Mesmo passando por esse momento difícil para todo mundo, nós não fizemos demissões, resguardamos todos os funcionários”, declarou o gerente-geral da empresa Tiago Lima.

Melhorias no transporte público – Desde 2013 a prefeitura ampliou e modernizou o terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves; Implantou 675 abrigos de ônibus simples e 75 climatizados na cidade. A frota de ônibus também conta com 2 articulados e 3 biarticulados.

A Vida média dos veículos é de cinco anos e 8 meses. O aumento da frota de 2013 para 2020 foi de 35%.

Sonora prefeita Teresa surita