Social

Projetos sociais - Atividades remotas integram diversão e capacitação profissional durante a pandemia

Cerca de 3 mil crianças, adolescentes, jovens e idosos estão envolvidos em atividades de lazer, além de aulas musicais e capacitação profissional.

Por Ceiça Chaves

05/04/2021

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157718771562931

Mesmo durante a pandemia, os 2.770 integrantes dos projetos sociais mantidos pela Prefeitura de Boa Vista estão interagindo constantemente com seus educadores, porém de forma remota e tendo o WhatsApp como principal canal comunicação. Enquanto alguns jovens estão aproveitando este período para se capacitarem em cursos à distância, outros estão acompanhando em casa as atividades e aulas teóricas das oficinas.

Os alunos do Crescer e Rumo Certo participam de cursos online ofertados nos portais de instituições como Sest/Senat, Sebrae/RR, CETERR e SENAI, sob o monitoramento dos instrutores dos projetos. As capacitações envolvem áreas como administração, empreendedorismo, alimentação, Gestão de Pessoas, Saúde e Atendimento ao público. Ao concluírem, os estudantes recebem a certificação.

As aulas musicais do ArtCanto já ocorreram de forma teórica e d esde a semana passada os alunos estão com as atividades práticas, aprendendo os repertórios dos hinos de Boa Vista, de Roraima e do Brasil. Em seguida, vão conhecer as canções do movimento Roraimeira e da Música Popular Brasileira (MPB). A integrante Joana Caldeiras, 16 anos, tem se destacado nas atividades remotas, pois cumpre com empenho as tarefas semanais do projeto.

Joana Caldeiras se dedica às aulas musicais do ArtCanto.

“É uma experiência bem desafiadora. Só que acredito que meu desempenho tenha sido bom porque sempre que eles postam as atividades tento realizar no mesmo dia para não acumular, pois concilio com as tarefas da escola. A forma que eles explicam, em vídeos, diminui as dificuldades e estão sempre dispostos a esclarecer nossas dúvidas”, disse Joana.

Os idosos do Cabelos de Prata continuam com a vitalidade de sempre. Se divertem em casa com as atividades lúdicas que elevam a autoestima e que reforçam o vínculo afetivo familiar. Em casa eles dançam, fazem tarefas semanais, fazem alongamento, recebem orientações para o cuidado com a saúde e comemoram datas especiais.

Os adolescentes do Dedo Verde estão com aulas teóricas sobre o meio ambiente, onde já estudaram temas como r eciclagem, matéria orgânica, aproveitamento de resíduos e compostagem, tipos de solos e benefícios, entre outros .

As crianças e adolescentes do Conviver, além de estarem com atividades lúdicas, de lazer e praticando atividades físicas em casa, estão também envolvidas no período da páscoa. Alguns até receberam ovinhos de chocolates personalizados em casa.