Home|Notícias|Contra a Covid-19 - Praias, balneários e 26 estabelecimentos comerciais passam por fiscalização nesse final de semana
22/02/2021 14h26

Ações visam o cumprimento das medidas sanitárias durante a pandemia de covid-19 e evitar as aglomerações nos estabelecimentos comerciais e nas praias
 Fotos: https://bit.ly/3bsPxrM

Jornalista: Ceiça Chaves

Em: 22.02.2021

Para reforçar o cumprimento das medidas do decreto 017/E, equipes da Prefeitura de Boa Vista estão diariamente na capital, orientando a população e coibindo as aglomerações. Neste fim de semana, as ações se concentraram também nos balneários, cujo acesso está proibido desde o início do ano.

Com uso de barcos e jet skis, equipes da Defesa Civil Municipal percorreram algumas praias da cidade, começando pela prainha do Parque do Rio Branco e seguindo para as praias do Gnomo, Caçari, Polar, Curupira, Cauamé, Caranã.

“Todas as secretarias estão nessa união. Estamos orientando as pessoas a não ficarem nestes locais. Nos balneários, colocamos as placas de interdição, mas infelizmente nem todos respeitam a ordem”, explicou o inspetor da Guarda Civil, Castelo Lima.

Já a Vigilância Sanitária Municipal, reforçou a fiscalização em bares, restaurantes, igrejas e demais estabelecimentos comerciais. Desde a última sexta-feira, 19, até este domingo, 21, foram 26 estabelecimentos vistoriados, resultando em duas autuações, duas dispersões e sempre com as orientações sobre as medidas e os procedimentos de regularização. Teve ainda apreensão de som automotivo.

As operações acontecem em parceria com os fiscais das secretarias Municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente, de Planejamento e Finanças e apoio da Guarda Civil Municipal. Nas ruas, as equipes encontram diversas situações que geram procedimentos administrativos, criminais ou somente educativos.

O comerciante Valdeci Ferreira, de 56 anos, declarou que desde a publicação dos decretos decidiu adotar somente o sistema delivery e drive-Thru em seu estabelecimento, no bairro Bela Vista.

“A gente contratou entregador e não colocamos mais as mesas para fora. O decreto exigiu e estamos obedecendo à risca. As pessoas estão se conscientizando. Não pedem mais para comer. Já pegam e vão embora. Eu vejo o trabalho da prefeitura com bons olhos porque é para o bem da população”, disse.

O decreto – Em vigor até o dia 28 deste mês, o decreto permite missas e cultos religiosos com no máximo 30% da capacidade do local, e mediante apresentação do cronograma de funcionamento à Vigilância Sanitária. Bares, restaurantes, lanchonetes e similares podem funcionar até às 20h, com no máximo 30% da sua capacidade, sem consumo de bebidas alcoólicas no local.

Após os horários estabelecidos poderão funcionar apenas na modalidade de delivery drive-thru e sem a permanência de clientes. Continuam proibidas qualquer tipo de festas, aniversários, casamentos, formaturas. Quadras poliesportivas, playgrounds e selvinhas amazônicas das praças continuam fechadas. Praias e balneários seguem fechadas para evitar aglomerações.

As academias, e demais seguimentos continuam funcionando de acordo com o Plano de Retomada da Economia, seguindo todos os protocolos específicos de higiene e segurança, para evitar o avanço da pandemia e que medidas mais restritivas sejam tomadas”.